quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NPJ - ESCALA DE CONCILIADORES FEVEREIRO

Caros Alunos,

Segue a escala de estagiários para o mês de fevereiro de 2010. Informamos que foram atendidos os emails encaminhados até a data de hoje (28/01/2010).
Fiquem atentos aos dias escalados, lembrem-se que é permitida a permuta entre os discentes.

att
Sergio Cardoso
Coordenador do NPJ


domingo, 24 de janeiro de 2010

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

      Caros Alunos,


      O sistema de Atividades Acadêmicas Complementares sofreu algumas alterações por exigências do Ministério da Educação e Cultura e adequações pedagógicas necessárias ao nosso Curso.
       A carga-horária permanece a mesma havendo alterações nas categorias e na forma de atribuição. As Atividades Acadêmicas Complementares passam a ser divididas em duas categorias:
       a) Obrigatórias - que deverão ser realizadas pelos discentes ao longo do tempo que estiver matriculado (do primeiro ao último termo). Estas atividades deverão constar no histórico do aluno necessáriamente. A Coordenação do Curso oferecerá oportunamente os cursos indicados nessa categoria.
       b) Eletivas - são diversas atividades que o aluno poderá livremente escolher realizar, devendo protocolar junto a secretaria do Curso sua respectiva comprovação.

       Ademais, as atividades foram classificadas em grupos conforme sua natureza, sendo estabelecidos critérios para sua validação e valores máximo de horas para cada uma. Segue abaixo o quadro descritivo das atividades:

QUADRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES:
página1:























página 2:




página 3


página 4:







TRABALHO DE CURSO - MONOGRAFIA

                O artigo 10 da Resolução CNE 09/04, indica que cada aluno deverá apresentar como condição de sua titulação, um trabalho individual de conclusão de Curso. A Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena estabeleceu como Trabalho de Conclusão de Curso a elaboração de monografia, conforme disposições regulamentares próprias.
              Considerar-se-á aprovado no Trabalho de Curso o discente que obter média 7,0 (sete) entre os seguintes itens:
I – Projeto de monografia apresentado nos padrões indicados neste regulamento, que será atribuído, pelo professor-orientador, nota numérica de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
II – Nota de orientação, correspondente ao período de admissibilidade pelo professor orientador até a data da Banca Examinadora, sendo nota numérica atribuída pelo professor-orientador de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
III – Nota da Banca Examinadora, sendo esta a média aritmética entre as notas dos membros da banca, compreendendo as duas fases (exposição e argüição), aposta em formulário próprio.

Atenção ao Cronograma para o ano de 2010 - alunos matriculados no sétimo e nono termos.




Os alunos poderão solicitar para a secretaria do Curso de Direito os formulários para:
a) Escolha de tema e de orientador;
b) Substituição/Troca de orientador - deve ser protocolado juntamente com o projeto de monografia;
c) Troca de tema - deve ser protocolado com o projeto de novo tema;
d) Parecer de Adminissibilidade - que deve ser protocolado juntamente com a monografia;
e) Formulário de Depóstito de Monografia.

E-mail: coordenacaodireitocesd@hotmail.com


APRESENTAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

Autorizado para funcionamento em 06 de novembro de 2002 por meio da Portaria do Ministério da Educação nº 3.053, publicada no Diário Oficial da União nº 216, Seção 1, p. 13, de 07 de novembro de 2002, o Curso de Direito da Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena, atende as alterações legislativas e as exigências da Resolução MEC/CNE n.09/04.

O Curso está projetado para ser cumprido pelo aluno em 10 (dez) semestres em tempo mínimo e em 15 (quinze) semestres em tempo máximo. Para obter o grau de Bacharel em Direito, o aluno deverá cumprir 3.700 horas-aulas relativas ao currículo do Curso, incluindo às 300 horas destinadas ao cumprimento das Atividades Acadêmicas Complementares obrigatórias, 320 horas do Núcleo de Prática Jurídica, 60 horas de estudo de Libras e 80 horas referentes ao Trabalho de Curso, em forma de monografia.

A Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena oferece vagas no Curso de Direito nos períodos diurno e noturno, através de seu processo seletivo de Vestibular, com ingresso anual. O Curso é ministrado em regime de seriado acadêmico semestral, com ingresso de novas turmas no primeiro semestre de cada ano letivo.

Formulários

Prezado aluno,

As Atividades Acadêmicas Complementares e as do Núcleo de Prática Jurídica devem ser protocolocadas junto a secretaria do Curso de Direito mediante o preenchimento dos respectivos  formulários.

a) Protocolo de Atividades Acadêmicas Complementares - devendo ser utilizado para entrega de todas as atividades de natureza complementar, com as respectivas cópías de certificados e/ou relatórios, conforme o caso. Lembrem-se de consultar a tabela de AAC disponível neste blog.

b) Relatório de Audiências - utilizado para as audiências cíveis, trabalhistas e criminais (inclusive Tribunal do Juri). O arquivo contém ainda orientações sobre o que deve ser observado na audiência para constar no relatório.

c) Protocolo de Núcleo de Prática - utilizado para protocolar todas as atividades inerentes ao NPJ. Consultem a portaria de avaliação do NPJ para esclarecimento.

Para acesso aos formulários acessar: http://www.cesd.br/downloads.php

att.
Heloisa Portugal