segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROJETO CINE LEGAL

Aprendendo Direito por meio dos filmes...

Filme: Um sonho de Liberdade

Data da Projeção de Debate: dia 21 de agosto 2010 – às 14h30 – CESD

Profs. José Leite da Silva Neto e André Luis Luengo

Horas Acadêmicas Complementares: 10 horas mediante lista presença e apresentação certificado.

Faça sua inscrição antecipada - vagas limitadas.


Sinopse do Filme:

Um Sonho de Liberdade é considerado por muitos como um dos melhores dramas já produzidos no cinema, embora, em 1995, tenha perdido o Oscar de melhor filme para Forrest Gump - O Contador de Histórias. Também foi indicado nas categorias de melhor ator com Morgan Freeman, melhor roteiro adaptado, melhor montagem, melhor fotografia, melhor som e melhor trilha sonora, mas infelizmente não conseguiu levar nenhum desses prêmios.

O filme começa com prisão de Andy Dufresne um bem sucedido homem de negócios que vê sua vida arruinada após o trágico assassinato da sua esposa. Ele é acusado pela morte da mesma e é levado prisioneiro a Shawshank que era conhecida pela severidade e por nunca haver escapado ninguém da prisão

Andy Dufresne é um banqueiro que foi injustamente condenado à pena de prisão perpétua pelo homicídio de sua mulher e seu amante, a ser cumprida na penitenciária de Shawshank, em 1947. Calado e misterioso, Andy atrai a atenção de muitos presos, inclusive de Ellis Boyd Redding, conhecido como Red, que se torna seu amigo com o passar do tempo. Porém, por possuir grandes conhecimentos financeiros, Andy acaba sendo vítima de mais injustiças, onde os guardas o exploravam para conseguir dinheiro fácil. Apesar das chances serem quase nulas, ele tenta não desistir de lutar por sua liberdade.

Entre tramas de corrupção e redenção, o Frank Darabont faz um quadro muito emocionante sobre a vida dos penitenciários. Ele nos faz pensar de monte. Afinal, qual é o objetivo real de mandar um homem pra cadeia? Afastá-lo da sociedade “civilizada”? Ou reintegrá-lo nela? Se a resposta correta for a última alternativa, bem, então alguma coisa ta errada com esse sistema.

O filme é um convite ao debate de temas como justiça, liberdade e as provas processuais. Dentre outros aspectos.

Um comentário:

  1. Gostaria de mais informações. Assistiremos o filme (qual o tempo previsto) e em seguida faremos o debate (qual o tempo previsto) ?
    Obrigada !
    Mônica

    ResponderExcluir